Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sábado, 19 de agosto de 2017

15 fatos científicos incríveis que vão te deixar mais feliz



Em meio a tantos problemas do dia a dia como bombas atômicas, ataques à ciência e animais em extinção, é difícil ficar animado. Por isso preparamos uma lista com algumas coisas incríveis que estão acontecendo no mundo neste momento — e que provavelmente vão e animar.
Médicos reverteram a doença cerebral de uma garota de dois anos
Uma criança de dois anos teve danos sérios no cérebro após se afogar. Graças a um curso ministrado pelos especialistas de universidades americanas, os médicos puderam reverter quase todos os danos sofridos pela menina.
Estamos próximos de conseguir fazer fusão nuclear sustentável
Se conseguirmos alcançar os objetivos, nada além de sal marinho será necessário para criar energia elétrica. O Reino Unido, por exemplo, ativou um tipo revolucionário de reator que agora está gerando de modo sustentável o plasma dentro do seu núcleo. Para pesquisadores do MIT, em 2030 já poderemos obter bons resultados com energia de fusão nuclear.
Podemos “ouvir” o Universo
Estamos detectando sinais de ondas gravitacionais desde 2015, o que foi um grande avanço para a ciência. Com a nova série de detectores espaciais, conhecida como LISA, prevista para 2034, em breve poderemos usá-los para testar todo tipo de hipóteses — incluindo a ideia de múltiplas dimensões dentro do nosso Universo.
Estamos muito perto de erradicar mais uma doença
Primeiro, os humanos se livraram da varíola. Agora estamos muito perto de destruir o Parasita da Guiné, que penetra dolorosamente na pele das pessoas. Em maio deste ano apenas 5 pessoas apresentavam sintomas da doença.
poliomielite também pode estar chegando ao fim
Graças aos esforços mundiais de vacinação, desde os anos 1990 a quantidade de casos de poliomielite caiu 99,9%. Em 2016, apenas 19 pessoas apresentaram o vírus e, em 2017, só 8 pessoas tem casos confirmados da doença.
Estamos mais perto do que nunca de ter uma droga capaz de tratar o autismo
Uma pequena, mas promissora pesquisa nos Estados Unidos mostrou que uma droga de 100 anos chamada suramin pode melhorar consideravelmente os sintomas do transtorno do espectro do autismo (TEA) em crianças. Ainda falta muito para obtermos grandes resultados, mas essa é a primeira vez que algo do tipo acontece.
Cientistas estão tentando transformar água do mar em potável
Em abril, pesquisadores conseguiram um grande ponto de inflexão na busca da dessalinização eficiente ao anunciar a invenção de uma membrana de óxido de grafeno que peneira o sal diretamente da água do mar. A prática ainda é limitada aos laboratórios, mas a perspectiva de fazer o processo em grande escala cresceu após a descoberta.
Você não precisa mais pagar para ter acesso a várias pesquisas
A comunidade científica está lutando contra os “paywalls” com um novo estudo que mostra que mais de um quarto de todos os artigos científicos estão disponíveis online gratuitamente graças ao aplicativo Unpaywall.
Cientistas acreditam que podem reverter a perda de memória causada pelo Alzheimer
Uma nova pesquisa do MIT descobriu uma enzima que interfere nos principais processos de formação de memória de pessoas com Alzheimer. Agora essa substância pode ser foco de atuação dos estudos, já que a proteína interfere na realização do trabalho sujo.
Uma vitamina que pode reduzir a incidência de defeitos congênitos e abortos espontâneos foi descoberta
Cientistas descobriram que esses podem ser evitados facilmente se as mulheres ingerirem vitamina B3 durante a gravidez.
Cientistas estão descobrindo como reverter problemas na medula espinhal
Novas pesquisas definiram como uma das técnicas mais avançadas funciona e, em particular, como o corpo pode melhorar com uma ajudinha dos médicos. Esse é um pequeno passo que pode ajudar muito na evolução dos pacientes com problemas na medula espinhal.
Os Hyperloops estão chegando
O transporte de Elon Musk promete transportar pessoas em tubos até 2021. A ideia é que as viagens sejam feitas entre cidades a velocidades de aproximadamente 1.126 km/h. O meio de transporte pode chegar, inclusive, a ser implantado no Brasil.
Cientistas estão lutando contra a resistência a antibióticos
A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que a resistência a antibióticos pode matar 10 milhões de pessoas até 2050. Entretanto, a luta continua: cientistas anunciaram o desenvolvimento de uma molécula que reverte a resistência aos antibióticos em várias cepas de bactérias ao mesmo tempo, tornando-se um dos avanços mais promissores que tivemos na luta contra as superbactérias.
A NASA liberou todas as suas pesquisas para o público
O arquivo gratuito está online e vem como nova política da NASA, que exige que todos os artigos de pesquisa financiados pela empresa em revistas sejam acessíveis ao público no prazo de um ano a partir da publicação.
Um novo tipo de aurora foi descoberto — e batizado de Steve
O novo fenômeno astronômico parece uma fita de luz cintilante, e foi detectado nas altas latitudes do hemisfério norte.
(Com informações de Science Alert.)



Forte abraço,
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
 Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres